quarta-feira, 27 de junho de 2012

Estratégias e táticas de marketing


O que é estratégia? Como criar um estratégia? O que é tática? Como executar uma estratégia?

As definições a seguir foram baseadas no livro Planejamento de Propaganda do autor Roberto Corrêa, 2004, capítulo 12. Sugiro a leitura completa deste capítulo para o entendimento deste assunto.

Podemos definir estratégia sendo o "COMO" alcançar um objetivo e/ou meta, isto é, quais são as ações a serem tomadas para alcançar o objetivo desejado. 

Por exemplo, uma empresa tem como objetivo aumentar seus lucros, sua meta é aumentar os lucros em 20% em relação ao mesmo período no ano anterior. A estratégia pode ser: "por meio de um novo canal de vendas, a internet". Então a empresa tem um novo desafio, iniciar vendas pela internet. 

Mas como vamos colocar em ação a estratégia?

Neste momento é que entra a tática, que é o detalhamento da estratégia a curto prazo, de forma específica e detalhada. Seguindo o exemplo acima, a tática seria definir quem vai fazer o quê para colocar a estratégia em ação. Quem irá contratar a agência especializada em Web, quem irá definir o conteúdo do site, como será a venda pelo site e muitas outras ações que precisam ser tomadas para a implementação de um site de vendas.

Saiba também o que é objetivo e meta.

Nenhum comentário: