quarta-feira, 27 de junho de 2012

Público - alvo


Como descobrir qual é o público da minha? Qual o perfil dos consumidores de determinados produtos? Como determinar o perfil do meu cliente? Estas são as perguntas de muitas empresas.

Uma empresa de sucesso conhece bem o seu público e por isso sabe como seu produto / serviço deve e como chegar até ele. Para determinar e conhecer o perfil do seu público você deverá responder as seguintes perguntas, definindo as suas características, desta forma será mais fácil criar estratégias de vendas e marketing.

Você dever ter as seguintes informações do seu cliente:
  1. Dados Demográficos: sexo, idade, grau de instrução, estado civil, grupo étnico e local de residência;
  2. Dados Socioculturais: classe social, grupo profissional, grupo esportivo, tradições e folclore;
  3. Dados econômicos: classe econômica, renda e todo e qualquer dado sobre os rendimentos do seu cliente;
  4. Dados Religiosos: qual crença e/ou religião;
  5. Dados Psicológicos: relativos a atitude, opiniões e reações;
  6. Dados sobre o hábito de compra: como se comportam e procedimentos usuais;
Para conseguir estas informações você poderá elaborar um questionário que será respondido pelo cliente no momento da venda ou se quiser algo mais completo através da contratação de uma empresa especializada em pesquisa.

Para a compreensão completa do assunto sugiro a leitura do livro Planejamento de Propaganda de Roberto Corrêa, 2004, capítulo 11.




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